Tem bug na linha? Robô ou atendimento humano?
Afinal: é ou não uma boa ideia deixar meu cliente falar com um robô?
Eu sou o mascote da MVTCORP e no blog de hoje vim contar o porquê é uma boa ideia!
Isso porque, à medida que a tecnologia avança, esses programas automatizados
de conversação estão se transformando em agentes digitais altamente capazes,
oferecendo experiências ao cliente mais envolventes e personalizadas. Claro que
existem outras vantagens também, mas a mais interessante é a agilidade no
atendimento, já que as pessoas estão cada vez mais ansiosas.
De chatbots a agentes digitais:
O que antes era visto como uma mera ferramenta de atendimento ao cliente, está se
transformando em um recurso muito mais significativo. Os chatbots recentes se
assemelham muito a agentes digitais, capazes de transmitirem a voz e os valores de
uma marca de maneira autêntica e nada robótica. Mas, não para por aí, os chatbots
também têm contribuído para:
- Informações rápidas;
- Adaptação de respostas para cada etapa da compra;
- Relacionamento com o cliente.
Relacionamento com o cliente?
Isso mesmo que você leu: os bots contribuem para o relacionamento com o cliente!
Uma das mudanças mais notáveis é a capacidade aprimorada dos chatbots em
compreender a intenção e o sentimento do cliente. Isso permite que eles ofereçam
respostas personalizadas e relevantes, melhorando significativamente a qualidade
das interações. Bem por isso, o relatório IA e Experiências Inteligentes (CX Trends,
2024) conta que 72% dos líderes de Experiência do Consumidor consideram os
bots parte da Identidade de Marca, já que agregam valor diretamente para a imagem
da empresa.
Chatbots no atendimento ao cliente: o futuro
Até aqui, tudo bem. Mas tem como ficar ótimo? Claro!
O mesmo relatório mostra que os clientes não apenas esperam que as empresas
usem chatbots, mas que essas ferramentas melhorem constantemente. Não se trata
de qualquer melhoria, a pesquisa mostra que os clientes esperam: resoluções
complexas e conversas humanas.
O pedido desses clientes faz total sentido, principalmente se observada em
comunhão à necessidade por experiência, que o consumidor tem demandado das
marcas.
Por isso, cada vez mais empresas apostam na IA para essa melhora dos bots. Por
enquanto, o relatório CX Trends (2024) revela que 70% dos líderes de CX (Customer
Experience) já confiam nas respostas automáticas como parte da Jornada de
Compra do Consumidor, sendo ferramentas super personalizáveis e “capazes”.
Estamos de olho em tudo!
Automatização dos chats das principais redes sociais já é uma realidade
para a VT.Call, que acompanha bem de perto as tendências e necessidades do mercado.
Nós estamos ligados mesmo! Também temos IA aprimorando constantemente
nossos serviços de automatização.
Quer transformar o atendimento ao cliente e melhorar a experiência do consumidor?
Sim? O futuro da sua comunicação está aqui!
Entre em contato para obter Chatbots no atendimento ao cliente.
Aguardamos você no próximo blog!