A LGPD no atendimento ao cliente

LGPD - Canal de atendimento!

O que é LGPD e suas consequências

A LGPD – Lei nº 13.709/2018 – surgiu em defesa ao consumidor, e é direcionada para todos os negócios, desde grandes corporações a “mini” empresas. 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) protege a privacidade e garante direitos fundamentais dos cidadãos, com transparência aos titulares, os “donos dos dados”. 

Em outras palavras:

  1. Acompanha a coleta, armazenamento, processamento e exclusão de dados;
  2. Assegura a fiscalização através da ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados;
  3. Exige transparência da empresa para o cliente, através de um canal, onde o consumidor possa questionar sobre seus dados pessoais coletados, corrigir informações, solicitar portabilidade e exclusão permanente dos seus dados do sistema da empresa.

E, o assunto é longo, e engana-se quem pensa que os artigos da Lei se aplicam apenas ao meio digital – TUDO CONTA. Quer um exemplo? Cabelos em salões de beleza são dados preciosos e são visados na LGPD, já que possuem DNA. E qualquer descumprimento da Lei gera sérios problemas de credibilidade empresarial, sanções e multas altíssimas – podendo chegar a R$ 50 milhões! 

Percepções do consumidor sobre a LGPD

Alguns estudos mostram que o consumidor não se importa tanto com seus direitos de dados e privacidade, previstos na Lei, desde que recebam algo em troca. Veja:

O Anuário CX Trends de 2024 – Atendimentos Personalizados – conta para gente que muitos consumidores acham a troca justa. Resumindo:

“Eu dou meus dados, você me oferece experiência e praticidade, e pronto, tudo certo.”

E faz sentido, não faz? Comprar em uma loja online que salvou suas preferências e não precisar lembrar de milhares de senhas de acesso, parece mesmo o mundo ideal. Afinal, a EXPERIÊNCIA é o novo tesouro do mercado. 

Mas, vale tudo mesmo pela troca? Depende, isso se a troca for garantida e se sua empresa estiver em conformidade com as normas legais da “13.709”. Então, vamos às perguntas: seu cliente pode questionar facilmente sobre o uso dos dados dele? Existe um canal oficial para isso?

Como garantir a LGPD na sua empresa

CX Trends mostra outro dado interessante: 74% dos líderes de Experiência do Consumidor (CX) revelam ter sérios planos para combater as fraudes digitais que acontecem em prol da “experiência do consumidor”. Ou seja, apesar da “troca justa”, a preocupação com a LGPD é real e tem tirado o sono dos líderes empresariais. Foi pensando nisso que, no blog de hoje, a MVTCORP trouxe algumas dicas para ajudar na Adequação LGPD da sua empresa. 

Sua empresa provavelmente lida com 2 tipos de dados do cliente: os anonimizados e os sensíveis. Os primeiros se referem àqueles que não identificam um indivíduo. E, bem, os sensíveis, são os dados “íntimos”, como religião, dados biométricos e sexualidade.

A segurança dos dados sensíveis pode começar com passos simples: 

  • Mantenha seu site seguro.
  • Faça backup de dados.
  • Colete apenas os dados que forem úteis, e diga aos clientes o motivo da coleta.
    • Por exemplo: estamos solicitando seu e-mail para te manter atualizações  sobre as promoções.
  • Invista em um DPO – Data Protection Officer – e sua equipe para gerir os dados dos seus clientes e garantir a Adequação.
    • Sabemos que a contratação de pessoal pode parecer um monstro de sete cabeças, por isso algumas empresas costumam terceirizar esses cuidados, com especialistas como a BI LGPD.
  • Seja acessível ao cliente, estabelecendo um canal de comunicação fácil para atendimento, a qualquer hora, como é obrigatório por Lei.

A LGPD exige um canal de comunicação com o cliente

Temos um alerta para fazer sobre esse último tópico. A verdade é que não pode ser “qualquer canal de comunicação”. Precisa ser um canal que ofereça respostas rápidas, transparência, que avise em casos de reuniões gravadas e que exclua facilmente e permanentemente os dados do cliente quando solicitado.

Um canal de comunicação como o que a VT.Call oferece através do VT.Call PABX, sabe? Com uma gestão de ramais completa e super avançada, seu cliente estará mais próximo do que nunca da sua empresa que, por sua vez, estará bem perto da adequação à LGPD.

A VT.Call pode transformar sua comunicação em uma Comunicação Eficaz e Segura. Fale com a gente!

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