Melhorando a experiência do time no ambiente de trabalho

Como melhorar a experiência do seu time de atendimento

No blog anterior, entendemos como a comunicação com o cliente em todas as etapas da Jornada de Compra pode melhorar a experiência do comprador: atrair e manter o consumidor. Está lembrado? Retome o tema: A importância da comunicação com o cliente na venda online.

Por outro lado, um tema que quase não se discute é: como a experiência do colaborador impacta no ambiente de trabalho. O que se pode afirmar é a forte ligação desse tema com a improdutividade e, para além disso, a saúde, satisfação e, consequentemente, resultado nas tarefas diárias. Antes de mostrarmos a experiência como uma solução para o colaborador, vamos identificar o problema.

Identifique um problema no ambiente de trabalho

O estudo do The Conference Board revela que os brasileiros são 75% menos produtivos que os americanos. Mas, como identificar se o seu ambiente de trabalho faz parte dessa porcentagem? 

Assim! Segundo a Pontotel, uma empresa de coleta de ponto online, existem alguns sinais para identificar uma equipe improdutiva:

  • Baixa qualidade no trabalho;
  • Clientes insatisfeitos;
  • Atrasos em prazos de entrega;
  • Ambiente com frequentes brigas;
  • Colaboradores desmotivados;
  • Alta taxa de demissão.

Sim. Os dois últomos pontos merecem atenção. Se a gerência não perceber a improdutividade através desses pontos destacados, é muito provável que perceberá os prejuízos financeiros. É comum que o caixa da empresa dê os primeiros sinais de que “algo não está legal no ambiente do trabalho”. 
Retomando o estudo da Conference Board: a baixa produtividade nos EUA já deu um prejuízo de 42 bilhões de dólares em 1 ano. É válido ressaltar que (como vimos) o Brasil é muito menos improdutivo que os EUA – imaginemos então a gravidade da situação. Bem por isso, precisamos levar a improdutividade a sério.

4 ações da rotina que tiram a produtividade

Há diversas ações vilãs que prejudicam a experiência do colaborador e tornam a rotina um looping de improdutividade. Mas separamos 4 que, certamente, assombram muitos setores.

1. Prazos para ontem

“Esse relatório precisa estar na minha mesa para ontem!”. Onde está o planejamento? Com essa ferramenta simples a rotina pode ser muito melhor. A falta de planejamento não apenas causa esgotamento dos colaboradores como prejudica a qualidade do trabalho. Um relatório feito durante uma semana tem muito mais qualidade que o feito na manhã do dia da entrega. Isso porque se perde o tempo para busca de fontes, revisão e outros tantos pontos importantes. 

2. Prioridade desfocada 

Se tudo é urgente, nada vai sair. Estabelecer uma lista de prioridades é essencial para a rotina do colaborador. Além de se manter nos prazos, a lista pode dar a sensação de “dever cumprido” no final do dia – sensação essa que o colaborador precisa sentir, só assim terá um descanso pleno. Sentar durante 5 minutos para entender quais são as prioridades para o dia pode fazer com que as próximas horas sejam muito mais produtivas.

3. Utopia da produtividade

É importante que o gerente passe essa visão para o colaborador: não coloque metas utópicas para o dia! Alguns dias tem mais imprevistos que outros, adiando tarefas – e isso é normal. Não apenas isso, as tarefas levam tempo e precisam ser feitas com calma e, claro, planejamento. É fora da realidade imaginar que um dia renderá todas as tarefas da semana realizadas. Colocar metas irreais apenas traz sentimentos de fracasso ao colaborador. Com isso, a equipe se sentirá incapaz, trazendo todos aqueles problemas já comentados.

4. Usar muitas “abas” simultaneamente

Segundo o relatório da Deloitte – “Agenda 2022” – cerca de 84% dos profissionais consideravam que perdiam muito tempo com atividades repetitivas no trabalho, parecendo que “o dia não rendia”. O cenário é esse: sai de reunião, entra no CRM, verifica os canais de comunicação, responde chamados, lê e-mail e, quando se vê, o dia terminou, as tarefas não foram feitas e a experiência foi ruim: sensação de insuficiência. Chegamos a al

A solução VT.Call PABX traz produtividade à rotina do colaborador

Já chegamos em um denominador comum: falta de planejamento e excesso de tarefas podem prejudicar a experiência do time no dia a dia, levando à improdutividade e à insatisfação. É crucial abordar esses problemas para criar um ambiente de trabalho mais eficiente e saudável. Certo?

Uma solução para muitos desses desafios é a integração de sistemas – um diferencial do nosso PABX. As integrações são muitas – com os principais sistemas do ambiente corporativo, como MS Teams e Kommo CRM. Integrar os ramais com os sistemas que sua equipe já utiliza não resolve apenas o tópico 4 – Usar muitas “abas” simultaneamente –, mas possibilita mais tempo para que o colaborador se organize, faça suas tarefas de maior prioridade e saia sempre com a sensação de “dever cumprido”. 

Cumprimos No próximo blog, vamos explorar quatro ações que podem melhorar a experiência do colaborador, com um foco especial na integração de sistemas como uma ferramenta para simplificar e otimizar a rotina diária. Acompanhe por aqui!

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