A MVTCORP te ajuda a ser um líder ágil e a construir ambientes de alta produtividade

Uma das funções mais estratégicas de um líder é construir um ambiente altamente produtivo e saudável e essa é uma grande dificuldade atualmente. Para se ter uma ideia, 20% dos pedidos de demissões entre novembro de 2023 e abril de 2024 (Ministério do Trabalho e Emprego) foram motivados por ansiedade e estresse. 

Outros fatores apontados pela pesquisa como motivadores das solicitações de desligamentos foram: insatisfação profissional (24%) e falta de flexibilidade (15%). 

Um líder de excelência sabe que há um investimento inicial de captação do colaborador, bem como seu treinamento e posterior adaptação às atividades e, principalmente, à cultura organizacional. Normalmente, esse tipo de investimento não é mensurado, mas ele é bem expressivo e deveria entrar no planejamento orçamentário de qualquer empresa. 

Na MVTCORP a gente valoriza o ambiente de trabalho e entende que os colaboradores devem ser cuidadosos.

E o que os dados nos dizem? 

Ah! Só para termos uma ideia mais exata, foram entrevistados nesta pesquisa 53.392 pessoas. É um número bem consistente. 

Imagina: estresse, insatisfação profissional e falta de flexibilidade. Quem já não viveu ambientes assim em sua história de trabalho?

Os dados nos dizem que demandas irreais, sobrecargas de funções e atividades, prazos curtos, “lideranças” despreparadas, entre outros fatores contribuíram para que essas empresas perdessem parte de suas histórias, parte de seus conhecimentos e competências. Quando a gente pensa desse jeito, olhando para o colaborador como alguém carregado de história da própria empresa, a gente entende o quanto ele é importante. 

Muitos de nós já passaram por isso, então vale uma reflexão e algumas dicas, porque é sempre melhor viver ambientes produtivos, liderados por pessoas realmente inspiradoras, que servem de exemplo em diversos âmbitos da vida. 

Na MVTCORP a gente desenvolve um ambiente altamente produtivo e para isso se apropria de 5 dicas, que ajudam nossos líderes a serem positivos e capazes de motivarem suas equipes: 

  1. Construa e apresente objetivos e metas transparentes, desafiadoras e possíveis

Já ouviu falar do SMART? Esse é um bom modelo para construir objetivos realmente possíveis e compreensíveis. Todo colaborador quer entender para onde a organização caminha e como pode contribuir nesse processo, então a dica é: aplique o SMART. SMART: specific (específico); mensurable (mensurável); achievable (atingível); realistic (realista); time-bunded (basado em um tempo determinado). Envolva os colaboradores na construção dos objetivos da organização ou mesmo do departamento/área, para que eles se sintam proprietários desse caminho. 

  1. Promova a autonomia dos colaboradores

Colaboradores que são chamados a participar da construção dos objetivos da organização se tornam mais comprometidos e, mais que isso, eles têm ciência de que como suas atividades estão contribuindo ou não para alcançar os objetivos traçados. A clareza da jornada alimenta a autonomia das decisões. Promova, portanto, a integração dos colaboradores nas atividades estratégicas.

  1. Reconheça as Conquistas

Quando seu colaborador participa da definição dos objetivos, ele também tem condições de determinar suas metas intermediárias, para entender, com sua orientação, como está avançando na realização das tarefas e projetos. Nada mais importante que construir um ambiente positivo com feedbacks realmente de impacto construtivo. As pessoas gostam de ser elogiadas e tratadas corretamente, mesmo quando precisam passar por um alinhamento mais assertivo. A dica final é: comemore as pequenas conquistas com seus colaboradores! Afinal, o dia a dia já é pesado demais. 

  1. Promova um ambiente de trocas

A dica é: cada processo tem um responsável, mas não um proprietário. A propriedade, em última instância, é sempre da organização, então a ideia de que o colaborador pode se responsabilizar pelo processo, porém não ser seu dono. Essa ideia é relevante, porque incentiva a troca, o compartilhamento, a construção de um ambiente onde o conhecimento não fica guardado, e é justamente valorizado por ser disseminado. Neste sentido, o papel do líder é importante, porque ele é o principal exemplo nesse processo de troca e compartilhamento. 

  1. Valorize a resiliência

A persistência inteligente é uma competência importante, para vencer os desafios e desafios são postos em nossos caminhos diariamente, inclusive, a gente tem a tendência de criar muitos deles, por exemplo, dificultando um processo por não solicitar orientação. Ser resiliente significa persistir com inteligência, não é “dar murro em ponta de faca”, é abraçar o desafio é encontrar as melhores maneiras de vencê-lo, tendo o apoio e incentivo do líder e de toda a equipe. Um ambiente corajoso motiva todos os colaboradores a também serem audaciosos de certa maneira. 

Nossas soluções de tecnologia exigem ambientes desafiadores, criativos e centrados no cliente, por isso nossos líderes são altamente positivos. 

Esperamos que nossas dicas possam contribuir com sua liderança e aproveite para conhecer mais sobre nossas soluções em telefonia PABX, automação e comunicação integrada para todos os canais de contato da sua organização, conversando com um dos nossos líderes. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Acompanhe nossas Redes Sociais

Últimos Posts

Brasil

(55 11) 5904-9292

0800-580-9292

Portugal

(351) 800-50-23-39